Estudo de casos: da descoberta do produto até a criação.

Estudo de casos da plataforma de delivery de serviços de pet service, desenvolvida entre novembro de 2020 e janeiro de 2021.

Image for post
Image for post

Contexto

Esse estudo de casos tem como objetivo apresentar um projeto de um novo produto para lançar no mercado, proposto pelo curso de Product Management da Awari. Com esse objetivo, foi desenvolvido um produto para auxiliar pessoas com tempo reduzido a encontrar profissionais qualificados para cuidarem da higiene dos seus pets na sua própria casa.

A ideia desse produto surgiu devido a três pontos observados:

  • A dificuldade de conseguir agendar um atendimento atrelado ao descolamento até o petshop.
  • O constante crescimento do mercado e quanto hoje em dias as pessoas estão se preocupando cada vez mais com os seus pets, procurando sempre o bem-estar, conforto e saúde.
  • E por último o lugar que os pets estão ocupando na vida das pessoas como, um amigo, um companheiro, um filho ou alguém da família. É possível ver essa cultura cada vez mais presente.

A partir desses pontos iniciais, foram iniciados os processos para desenvolvimento dessa ideia, dividindo o estudo em sete etapas: Descoberta do produto, Product-Market Fit, Definição do Produto, Prototipação e teste com usuário, Priorização e Roadmap e a Definição da Estratégia de GTM (Go-To-Market).

Descoberta do Produto (Mercado, Competidores e Modelo De Negócio)

Para iniciar a parte de descoberta do produto, foi decidido fazer uma análise sobre o mercado para identificar o potencial, verificar as necessidades, concorrentes diretos do produto e potenciais parceiros que possam agregar com a ideia pensada.

Sobre o mercado pet

O Brasil tem uma relação de apego com os pets que desde 2018 se tornou o segundo maior mercado de pet do mundo. Fortalecendo não só os segmentos de pets shops mas outro segmentos como: Pet vet, Pet food, Pet service e Pet care.

Image for post
Image for post

A partir da informações acima foi decidido os seguintes pontos sobre o produto:

Mercado Pet

  • TAM (mercado total endereçável): Mercado de pet care
  • Sam( mercado endereçável servido): Banho e Tosa em cachorros e gatos
  • SOM (mercado servido alcançável): Banho e tosa em cachorros e gatos de pequeno e médio porte em Niterói

Plataformas existentes

No infográfico abaixo, tem as informações principais dos concorrentes com serviços de petshop/ serviços de cuidados a cachorros.

Image for post
Image for post

Após essas informações obtidas da análise de mercado, foi elaborada uma matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas) com objetivo de organizar melhor a ideia do novo produto.

Image for post
Image for post

Descoberta do Produto (Pesquisa de usuário)

Para dar continuidades às informações coletadas acima, foi decidido conhecer melhor o público alvo desse novo produto.

Nessa etapa de pesquisa de usuário o objetivo era conhecer o público alvo do produto, entender comportamentos, sentimentos, dores, necessidades, entender melhor como funciona a sua rotina e o que faria ele consumir esse produto.

Para isso, foi dividido em pesquisa online, personas, mapa de empatia e jornada do usuário.

Pesquisa online

Para dar início a esse processo de entendimento do público-alvo, foi decidido fazer uma pesquisa quantitativa para verificar e responder algumas dúvidas sobre comportamentos e atitudes desses usuários com os seus animais de estimação.

Dessa forma foi elaborado um formulário online feito no Google forms, onde no total tinham 25 perguntas. Esse formulário foi dividido em cinco seções como mostrado no infográfico abaixo:

Image for post
Image for post

Resultado do Formulário online

Com esses resultados podemos concluir que:

Image for post
Image for post

Persona

Após os resultados do formulário online, foi definido focar em um objetivo para compreender melhor os possíveis usuários desse produto em construção. Com os pontos levantados da pesquisa com os usuários, foi possível detectar uma falta de produtos/processos para auxiliar o processo de banho dentro de casa com serviços de profissionais de qualidade com um preço mais justo e adequado.

Com objetivo de compreender mais os usuários, foi realizada uma pesquisa qualitativa para poder observar de perto os comportamentos assumidos durante o processo de banho de cachorros em casa.

Foram entrevistadas cinco pessoas, selecionadas em grupo de redes sociais para discutir o processo e entender melhor os comportamentos, necessidades, dores e como funciona de fato na rotina das pessoas.

A seguir será mostrado um compilados das informações obtidas através dessas pessoas unidos os principais pontos em uma única persona.

Image for post
Image for post

No decorrer da construção da persona de cliente, surgiu a necessidade de olhar para o outro lado do processo, no caso, os profissionais. Com base em hipóteses e conhecimentos de pessoas com a profissão de groomer, foi elaborado a persona do profissional, ou seja quem faz todo o processo de banho e tosa.

Image for post
Image for post

Mapa de Empatia

Com a persona criada, foi realizado o mapa de empatia aplicando os critérios e personalidades para compreender melhor qual é a perspectiva do usuário, entendendo os sentimentos dele como: o que ele escuta, pensa e sente, vê, fala e faz.

Mapa de empatia do cliente

Image for post
Image for post

Mapa de empatia do profissional

Image for post
Image for post

Jornada do usuário

Após a construção e compreensão do pensamento e comportamentos dos usuários através do mapa de empatia, foi realizado o mapeamento da jornada do usuário, visando analisar como funciona o processo de antes, durante e depois da atividade específica das persona criadas.

Para a primeira persona foi mapeado o processo de antes, durante e depois de levar o cachorro para tomar banho e tosar no pet shop.

Image for post
Image for post

Para a persona do profissional foi mapeado o processo de antes, durante e depois de começar um dia de trabalho dando banho e fazendo tosa no pet shop

Definição do Produto

Com base em todos os dados e pesquisas coletadas foi definido a proposta de valor do produto, os primeiros passos para construção da solução, focando sempre em construir a melhor solução para os problemas dos meus clientes, tanto os clientes (pets e donos de pets) quanto os profissionais (groomer) .

Para o primeiro passo para execução da proposta de valor, foi construído o mapa de proposta de valor e o lean canvas.

A imagem abaixo é referente ao mapa de proposta de valor do cliente.

Image for post
Image for post

A imagem abaixo é referente a outra visão da proposta de valor, a visão de proposta de valor do profissional.

Image for post
Image for post

Com a elaboração e desenvolvimento da visão do mapa de proposta de valor das duas personas (cliente e profissional), foi possível fazer reflexões sobre qual seria a melhor entrega de estrutura de negócio a se fazer e como iria impactar os cliente/ mercado. Dessa forma, foi elaborado o lean canvas unificando as duas visões em um único quadro de modelo de negócios. O lean canvas procurou focar nas partes iniciais de interesses para o MVP e a testagem da proposta de valor.

Image for post
Image for post

Com todas as etapas anteriores realizadas, com todas as informações e dados foi possível definir o produto com base nas necessidades/ dores dos usuários e oportunidade de mercado, assim surgiu a possibilidade de solucionar e sanar esses problemas criando um produto novo.

Esse produto tem como nome Hora do Cãopanheiro, é um serviço de banho & tosa que tem como missão garantir toda a qualidade que seu pet merece. O produto é um aplicativo que conecta prestadores de serviços de banho e tosa em domicílio a tutores de pets na cidade de Niterói. Desse modo, você pode escolher o profissional com melhor custo/ benefício para cuidar da higiene do seu cachorrinho, tudo isso com apenas um clique. O cliente poupa tempo, pois todo o processo é feito em casa e o pet não precisa mais passar por deslocamento e estresse. O problema que queremos resolver é a falta de tempo dos donos de pets de levarem no petshop ou de dar banho neles em casa. Além do alto custo dos serviços e o desconforto que ocasiona nos cachorrinhos quando vão para o petshop (exposição à doenças e processo não-humanizado).

Público-alvo

O Hora do Cãopanheiro tem como público-alvo clientes donos de pets, sendo eles homens e mulheres, de poder aquisitivo médio/alto. Que tenham a necessidade de cuidar da higiene semanal do seu animal. E clientes profissionais, sendo eles homens e mulheres de poder aquisitivo baixo/médio. Que tenham a necessidade fazer o seu próprio horário e lucro.

User Story Mapping

Após a definição do produto, foi elaborado o User Story Mapping que tem como objetivo descrever as principais funcionalidades observadas para a construção do aplicativo, nesse caso o objetivo é focar mais na estruturação do MVP (produto viável mínimo) que tem como finalidade ser uma versão mais simples e com mínimo esforço de desenvolvimento do produto para fazer o lançamento no mercado.

Image for post
Image for post

Prototipação e teste com usuário

Para dar continuidade a construção do produto, foram elaborados wiframes de alta fidelidade e prototipação para fazer a demonstração de como seria o MVP do produto e fazer a simulação de uso de navegação do app. Nessa fase inicial optou-se por focar apenas no perfil do cliente (donos de pet’s) e futuramente explorar o perfil do profissional.

Image for post
Image for post

Jornada do usuário utilizando o aplicativo

O fluxo abaixo tem como objetivo demonstrar as possíveis opções do usuário até chegar à decisão de utilizar o app.

Image for post
Image for post

Teste da proposta de valor

Para testar a proposta do valor do produto, foi elaborado um MVP manual, ou seja, os processos para testar o produto foram feitos manualmente. O objetivo era verificar se os usuários se interessariam pela ideia do produto e também se a estruturação do negócio era viável.

Image for post
Image for post

Priorização de Backlog

Com o propósito de continuar a elaboração do produto foi construído um roadmap, onde foi sequenciado todas funcionalidades que serão colocadas no aplicativo. Para um lançamento inicial e sequencial do aplicativo, é preciso priorizar quais são as tarefas essenciais para o lançamento do produto. Dessa forma, as imagens abaixo mostram as principais funcionalidades já priorizadas para o desenvolvimento do MVP.

Image for post
Image for post

Lembrando que para o MVp foi decidido focar somente no perfil do cliente. Na imagem abaixo podemos ver todas as funcionalidades que serão realizadas para o desenvolvimento do MVp, focando nas partes principais do aplicativo, cadastro para acesso do aplicativo, cadastro das características do pet , visualização dos serviços prestados no aplicativo, visualização dos profissionais disponíveis naquela região, classificação do serviço e qualidade dos profissionais cadastrados no aplicativo, permitir a escolha do profissional mais adequado ao usuário, permitir escolher o dia e o horário para agendamento do serviço e por último poder escolher a forma de pagamento pelo aplicativo.

Image for post
Image for post

Definindo a Estratégia de GTM (Go-To-Market)

Para dar segmento ao produto, foi elaborado um plano de lançamento de mercado. Esse plano de lançamento está sendo preparado para o Mvp inicial do produto. O objetivo é que com o decorrer do desenvolvimento seja possível definir melhor quais serão os próximos passos para o lançamento de uma versão final completa.

Image for post
Image for post

Próximos Passos

Como próximos passos do produto, optou-se por focar na elaboração dos seguintes itens.

  • Product Technology : Depois de toda a parte de descoberta e definição do produto e os principais passos que devem ser seguidos, é hora de colocar em prática a produção, ou seja, montar uma equipe especializada para o desenvolvimento da plataforma. Desse modo, elaborar e preparar a parte de arquitetura da solução para finalmente colocar a plataforma no ar e assim identificar problemas (bugs) e coletar feedbacks dos primeiros usuários.
  • Desenvolver as funcionalidades do perfil do profissional: Depois de mapeado e desenvolvido todas as partes referentes ao perfil do cliente, focar em desenvolver as funcionalidades referentes ao uso do profissional na plataforma, montar um MVP dessa parte para conseguir fazer testes e coletar feedbacks
  • Marketing: Após a realização dos itens anteriores, com o aplicativo estabilizado, é hora de investir na parte de marketing de produto para tornar o produto mais atrativo para o mercado e usuários, para assim gerar mais rentabilidade. Além de tornar o produto mais visível para potenciais investidores.

Conclusão

É muito gratificante chegar ao final do projeto e perceber, o quão agregador as técnicas, métodos e conteúdos do curso de Product Management foram importantes para elaboração deste produto. Cada etapa do processo foi de extremo valor para o resultado obtido, o fato de pensar primeiro em descobrir o produto, descobrir a necessidade do mercado, o impacto que irá causar nos usuários. É algo essencial, algo que gera valor no produto por si só.

Com as lições do curso eu tive a oportunidade de consumir muito conhecimento novo sobre o assunto, sobre o mercado escolhido, sobre o tema escolhido. É sabido que o produto está em constante evolução, ainda há muitas coisas para serem melhoradas, para torná-lo o melhor produto que os usuários merecem e necessitam.

Foi um processo trabalhoso, de muito estudo mas que com certeza vai ser muito agregador para meu crescimento profissional. Agradeço imensamente ao curso Awari, a Gisele Magalhães que foi uma excelente professora conseguiu transmitir todo o conteúdo com muita didática e paciência e ao meu mentor Caio Flores por ter contribuído com suas lições, vivência e experiência no meu produto. E agradeço também a todos que fizeram parte para construção desse projeto.

Product Designer, Product Mananger, buscando evoluir profissionalmente.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store